PodCast - Mensagens em áudio

Canal no Youtube


AGENDA

Pra Suze Ronqui - A Primeira Presbítera da IMeL de Rio Preto

Que honra, que alegria, que regozijo, saber que nossa Igreja Metodista Livre de Rio Preto (Free Methodist Church) tem sua primeira mulher ordenada ao Presbitério do Concílio, sendo recebida como Pastora Plena no Concílio Geral Brasileiro, nossa Pra. Suze Cristina Faustino Ronqui.

Foi um dia marcante para todos nós, sábado, 26/10/2019, às 9h da manhã tivemos a sessão do Concílio Geral Brasileiro, Presidida pelo Bispo José Ildo Swartelle de Melo, onde a Juad aprovou os 17 CMCs (Candidatos ao Ministério do Concílio) com a indicação para a Ordenação Pastoral.

Ainda nessa sessão, tivemos a honra em ouvir a ministração do Bispo Cecílio Osoria Ureña, da República Dominicana, que trouxe uma mensagem poderosa aos nossos corações.

Logo mais de tarde, tudo começou a ficar ainda mais intenso, quando iniciou o Grande Culto de Encerramento do Concílio Geral Brasileiro e Concílio Mundial Metodista Livre (Free Methodist World Conference).

A mensagem do Grande Culto de Encerramento ficou por conta do Presidente do Concílio Mundial de Bispos, o Bispo Joab Lohara da Índia, que com maestria, falou aos nossos corações sobre Moisés e a sarça ardente.

Tivemos o grande prazer em desfrutar da presença dos ilustres Bispos Metodistas Livres de todo o mundo, representando 82 Nações!!!

Os Bispos Metodistas Livres são:
Rev. Adel Haroun Gadelkarim Henns - Egito
Rev. Alan Palero Bacus - Filipinas
Rev. Cecílio Osoria Ureña - República Dominicana
Rev. Cliff Fletcher - Canada
Rev. Darrell Keith Cowart - USA
Rev. Deogratias Nshimiyimana - Burundi
Rev. Eliodor Desvariste - Haiti
Rev. Hamlet Kabushenga Mbabazi - Uganda
Rev. Hawkins Lwuvu Mugaya - Quênia
Rev. Isaiah Masiya - Zimbábue
Rev. Joab Lohara (Pres. Concílio Mundial de Bispos) - Índia
Rev. John Gollapali - Índia
Rev. José Ildo Swartelle de Melo - Brasil
Rev. Linda Jean Adams - USA
Rev. Lubunga W'Ehusha Venance – Rep. Dem. Congo
Rev. Mark Lilema - Zâmbia
Rev. Matt Whitehead - USA
Rev. Narendra John - India
Rev. Pedro Viegas Simao - Moçambique
Rev. Rosario Castro Garibaldi - Mexico
Rev. Samuel Kayinamura - Ruanda
Rev. Simon Chanza – África do Sul
Rev. Zwelisha Shembe (Bispo Emérito) - África do Sul



Além dos Bispos, tivemos a presença de Delegados desses países que também participaram do Grande Culto de Encerramento.

O momento mais impactante, foi a chamada dos CMCs (Candidatos ao Ministério no Concílio) para subirem ao púlpito, com a presença do Bispo Daniel Abe (Metodista Livre Concílio Nikkei), e em seguida, os Candidatos foram consagrados e ordenados ao Presbitério!

Trajetória

A jovem Pra. Suze Cristina Faustino Ronqui, foi membra da Igreja Metodista Livre de São José do Rio Preto, sendo recebida juntamente com seu esposo, Pr. Júlio César Loureiro Ronqui, em 2004, pelo Pr. Dorivaldo P. Masson, na época, ele era o Superintendente do Concílio e estava em visita a cidade.

Porém, começou sua vida ministerial em 11/10/2008, quando foi consagrada como Pastora na Igreja Comunidade Apostólica Ágape, mas acabou regressando para a Metodista Livre Rio Preto, em dezembro de 2012, juntamente com seu esposo, após convite do então Pr. Antônio Rodrigues, para assumirem a direção dos trabalhos em Rio Preto.

Pra. Suze, nessa caminhada, formou-se em Normal Superior (professora), e também estudou Teologia e Filosofia, inclusive, foi professora no Seminário CACP no ano de 2013-2014, sendo posteriormente, também, aluna da então FTML (Faculdade de Teologia Metodista Livre) - hoje Seminário Bíblico Wesleyano.

Foi recebida como Candidata ao Ministério Local (CML) em 26/08/2015, na Igreja Metodista Livre de São José do Rio Preto.

Posteriormente, em 05/11/2016, tornou-se CMC (Candidata ao Ministério no Concílio) durante o 9º Concílio Noroeste Paulista - CONOR que ocorreu na Igreja Metodista Livre de Mairiporã/SP, através da recepção feita pelo Bispo José Ildo e o Superintendente, Pr. Wagner de Oliveira dos Santos.

E por fim, uma grande oportunidade se abriu, para sua consagração e ordenação durante o Culto de Encerramento do Concílio Mundial!

Parabéns Pra. Suze!

Um exemplo de humildade, simplicidade, modéstia e singeleza.

Que o Senhor continue te usando grandemente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vim para adorar-te em japonês

Cifra e Letra música: Que Ele cresça - Deigma Marques

Dízimos - uma prática atual hoje? Dúvidas esclarecidas pelo Bispo Ildo