Tecnologia do Blogger.

PodCast - Mensagens em áudio

Pobreza aumenta na Europa

Na edição de hoje do jornal O Estadão, 31/01/13, saiu a matéria.

Ajuda a novos pobres cresce na Europa

Cinco anos após a pior crise econômica na Europa em 70 anos, a região tem uma explosão de "novos pobres", com o aumento sem precedentes no último meio século no número de pessoas obrigadas a buscar ajuda, alimentos e até abrigo contra o inverno em organizações de caridade.

Na Cruz Vermelha (Red Cross), dinheiro que antes era coletado na Europa para enviar a países pobres hoje tem sido usado para alimentar europeus.

Dados divulgados ontem em Genebra revelam a dimensão social da crise. Na Espanha, 1,6 milhão de pessoas tiveram de ser atendidas em 2012 pela entidade. Na Grécia, 300 mil pessoas dependem da instituição de caridade para se alimentar.

Em todo o continente, já são 26 milhões de desempregados, um recorde. Em alguns países, o Estado de bem-estar social está sendo revisto, enquanto gastos do governo com saúde e educação foram cortados de forma radical.

Mas o que mais preocupa é o fato de que milhares de pessoas hoje dependem da ajuda de ONGs para poder ser alimentar.

Desespero "A pobreza é algo novo para muitos na Europa. Por décadas, a percepção é de que apenas estávamos caminhando em um rumo do desenvolvimento", disse Aitta Underlin, diretora da Cruz Vermelha para a Europa. "Ninguém pensava que a crise duraria tanto. O que vemos na Europa é a emergência de novos pobres, pessoas que nunca pediram ajuda."

Segundo a entidade, o que surpreende é que a crise não se limita aos países do sul da Europa que, nos últimos anos, apresentaram uma contração de suas economias. Na França, a Cruz Vermelha constatou um aumento de 14% no número de pessoas solicitando ajuda em 2012.

Entre 2009 e 2012, a entidade na Lituânia foi obrigada a triplicar a ajuda alimentar que presta no país. Em 2009, 30 mil pessoas eram alimentadas pela Cruz Vermelha. Ao final do ano passado, o volume era de 100 mil.

Mesmo na rica Dinamarca, o número de pessoas que foram atendidas durante o período de Natal aumentou em 100% entre 2009 e 2012. "No rosto das pessoas, está um desespero silencioso", constatou Aitta.

Ela destacou ainda como a Cruz Vermelha da Espanha passou por uma revolução nos últimos meses. "Por mais de duas décadas, a Cruz Vermelha da Espanha coletava dinheiro para ajudar justamente os mais pobres na África. Em 2012, pela primeira vez, ela usou o dinheiro para atender espanhóis que descobriram a pobreza", explicou.

Veja matéria na íntegra, clicando aqui.

REFLEXÃO:
O capitalismo desenfreado, a busca incessante pelo lucro exorbitante, a ilusão do dinheiro, tudo isso levou a essa crise gigantesca que afeta o mundo todo e até nosso Brasil.

Jesus nos ensinou:

Mateus 26:11 ARA Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes;
Mateus 26:11 NTLH Pois os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não.


Essa infelizmente é uma tremenda realidade. O infortúnio de muitos.

Oremos em favor dos carentes e necessitados em todo mundo.

Você pode ajudar. Procure uma instituição. Faça sua doação.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

VIGÍLIA DE ORAÇÃO - 21/10/2017 às 20h

VIGÍLIA DE ORAÇÃO - 21/10/2017 às 20h
Participe!

Projeto no CentroPop

Projeto no CentroPop
Todas as sextas-feiras a partir das 18h30 servindo refeições aos moradores de rua com pessoal da Adventista

Instagram da Metodista Livre

Twitter da Metodista Livre

Postagens populares