PodCast - Mensagens em áudio

Canal no Youtube


AGENDA

Aniversário da Metodista Livre - 23 de Agosto de 1860 - Free Methodist Church

Uma linda história Deus escreveu em nossas vidas com o nascimento da Igreja Metodista Livre (Free Methodist Church) em 23 de Agosto de 1860.

Através do esforço e sacrifício de homens e mulheres, nossa denominação surgiu, num período muito turbulento e conturbado da política e sociedade norte americana.

Concílio em 1894
Naquela época, a Igreja Metodista Episcopal (nossa Igreja mãe), consentia em parte, com:
- a escravidão;
- a segregação; 
- uma sociedade elitista;
- as sociedades secretas;
- o episcopalismo vitalício;
- o "pew system" (aluguel de bancos da Igreja pelas famílias mais ricas) e,
- uma sociedade pecaminosa.

Nesse contexto, um jovem Reverendo (pastor) da Metodista Episcopal, com apenas 37 anos de idade, ao assumir a Igreja em Niagara Street, passou a fazer duras críticas sobre esses aspectos.

Uma voz de justiça se levantou em meio ao Deserto!!!!!

Porém, como o próprio contexto político-social norte americano naquela época era em sua maioria escravagista, foi muito duro para os líderes da Igreja, daquele período, aceitarem essas críticas, quando então, de maneira inescrupulosa e injusta, esse jovem, chamado Benjamin Titus Roberts foi expulso da Igreja, tendo suas credenciais de pastor caçadas, juntamente com outros pastores e irmãos, que também ecoavam suas vozes nessa mesma esteira de pensamento.

Os pastores expulsos  junto de Roberts foram: Loren Stilles Jr., John A. Wells, William Cooley e Charles D. Burlinghan.

Todos os pastores recorreram e apelaram ao julgamento, exceto Loren, demonstrando o quanto esses pastores queriam permanecer na Igreja, e que uma grande injustiça estava sendo cometida, mas nada disso adiantava.

Rev. B. Titus Roberts

O impressionante é que muitos irmãos da Igreja Metodista Episcopal se reuniam em Convenções de Leigos, tentando a todo custo rogar e apelar pela decisão do Concílio Geral, para um novo julgamento com justiça, mas mesmo assim, não foram ouvidos.


Não havendo outra alternativa, haja vista que o julgamento desses irmãos foi injusto, sem ao menos poderem ter a 'ampla defesa' e serem de fato ouvidos com equidade, um movimento nasceu dentro da Igreja, uma chama ardente wesleyana, quando então, em 23/08/1860, cerca de 15 pastores e 80 leigos realizaram a 1ª Convenção em Pekin, no Estado de Nova York, nos Estados Unidos, nascendo assim a Igreja Metodista Livre!!


Pode-se dizer que Roberts, sem sombra de dúvidas, foi um homem à frente de seu tempo!

Como Wesley, ele escreveu muita coisa positiva, produzindo um vasto material para nos ajudar até os dias de hoje, como: Livro para Pastores da Igreja; como manter a vida financeira; por que do nascimento da Metodista Livre; defesa das mulheres no ministério pastoral e muitos outros materiais importantes.

Roberts foi Superintendente da Igreja de 1860 até seu falecimento, em 27/02/1893, quando ele tinha apenas 69 anos de idade, indo numa viagem para o Concílio Distrital de Cattaraugus, provavelmente, devido a um infarto no coração.

Roberts foi Pastor e Superintendente da Igreja por 33 anos, sempre zelando pela administração da Igreja, suas doutrinas e regras, um verdadeiro 'homem de Deus!" nos deixando um legado e um exemplo de vida inteiramente dedicados ao Reino de Deus.

Para nossa felicidade, em 1910, aquele mesmo Concílio regional que o expulsara da Igreja Metodista Episcopal, Concílio de Genesee, reveu o julgamento injusto e 50 anos depois da expulsão, devolveram as credenciais dos pastores expulsos, inclusive de Roberts, sendo que seu filho, Benson Roberts, foi o delegado escolhido e enviado para representar a Igreja Metodista Livre e recebeu as credenciais de volta!

Naquela época, 1910, a Igreja Metodista Livre já contava com mais de 30.000 membros, dividios em 4 Concílios regionais.

Hoje (2019) somos:
mais de 1.2 Milhões de membros no Mundo!
mais de 15 Mil Igrejas espalhadas
em 90 países!!!

Parabéns a todos Metodistas Livres!!!!

texto por Pr. Júlio César Loureiro Ronqui


Bibliografia:
- Manual de Disciplina da Igreja Metodista Livre do Brasil (2016-2019)
- Santos, Nilson Campos. História da Igreja Metodista Livre. (1995)
- Roberts, Esther M. Uma biografia do fundador da Igreja Metodista Episcopal Livre. Light & Life Press (1962)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vim para adorar-te em japonês

Cifra e Letra música: Que Ele cresça - Deigma Marques

2º Encontro de Casais na Metodista Livre de Rio Preto - 13/06/14